Dicas de Nutrição

_________________________________________________________________
O poder das Fibras
 *

Função das fibras

As fibras são constituintes naturais encontradas nos alimentos e não possuem valor calórico. Os ácidos gástricos do sistema disgestório não digerem completamente as fibras alimentares, e por isso elas desempenham um papel no aumento do volume fecal e por isso no tratamento da prisão de ventre, aumenta a sensação de saciedade, tem a capacidade de absorver açúcares e até o colesterol.

A ingestão diária de fibras deve ser entre 20 e 30 g por dia. Uma dica para comer mais fibras nos alimentos é ingerir mais alimentos crus e pouco elaborados que são aqueles que possuem maior quantidade de fibras, do que os alimentos mais elaboradas, cozidas e trituradas. Comer fibras em excesso faz mal

A ingestão exagerada de fibras na alimentação também é prejudicial, porque pode causar oclusão intestinal e a redução na absorção de elementos importantes da alimentação como o cálcio, zinco, magnésio, fosforo e ferro.

Fibras emagrecem
As fibras também podem ser usadas como suplemento em dietas de emagrecimento porque conferem uma sensação de saciedade. As fibras podem ajudar a emagrecer porque regulam o transito intestinal, estimulando seu funcionamento e promovem também uma sensação de saciedade por maior período de tempo, quando comparado à alimentos pobres em fibras como o pão branco, o leite, o macarrão ou bolos, embora possa se encontrar facilmente no supermercado muitos alimentos, naturalmente pobres em fibras, que são enriquecidos em fibras solúvel e/ou insolúvel. Quantidade de fibras de alguns alimentos 

vagens cozidas - 3,2g de fibras/100g
grão de bico cozido - 15g de fibras/100g
cereais All Bran - 30g de fibras/100g
morangos fresscos - 2 g de fibras/
Pêpa com casca - 2,8 g de fobras/100g
macarrão cozido 2g de fibras/100g
pão de sementes 3,8g de fibras /100g
nozes- 3,8g de fibras/100g

Frutas ricas em fibras
mamão, pêra, ameixa, laranja, abacaxi, pêssego, uva-passa, figo e damasco.

Outros alimentos ricos em fibras
Verduras: alface, couve e rúcula, acelga, agrião, aipo, escarola, espinafre, nabo; Legumes: abóbora, cenoura e beterraba; Cereais: Gérmen de trigo, aveia, granola; Pão integral, barra de cereais, bolachas com fibras; Feijão, grão de bico, fava e lentilha.
_________________________________________________________________
Benefícios da Vitamina C
 *

Se você pensa que vitamina C só é indicada para prevenir resfriados e nada tem a ver com a beleza, melhor começar a repensar. Para dizer o mínimo, sua versão de uso tópico - ingrediente que compõe a fórmula de muitos cosméticos – é capaz de destruir os radicais livres, partículas invisíveis que causam o envelhecimento. O ativo também revitaliza a pele por meio da regeneração celular, e ainda dá uma uniformizada no tom da cútis, amenizando o aspecto das manchas. 
Quer mais? Alguns testes clínicos mostraram que a substância estimula a síntese de colágeno, uma das fibras de sustentação da pele. “Apesar desse mecanismo não estar totalmente esclarecido, vários estudos associam o uso da vitamina C aplicada diretamente na pele com um aumento na produção local de colágeno 

Antioxidante poderoso

O poder de proteção contra o envelhecimento da vitamina C é indiscutível. Segundo a dermatologista Mônica Aribi, de São Paulo, é o princípio ativo mais eficaz depois do ácido retinoico, sob o ponto de vista tópico. Ela combate os radicais livres e melhora as defesas da pele, pois fortalece a imunidade das células cutâneas. Além disso, tem ação hidratante e aumenta o tônus do rosto. "Esse conjunto de benefícios colabora para a cútis parecer mais jovem”, resume a médica. O efeito preventivo também é intenso. “Por ser um poderoso antioxidante, a aplicação regular da vitamina C tópica é muito útil para a prevenção do desgaste cutâneo em suas diversas formas”, conclui Maria Fernanda Gavazzoni.

Efeito clareador
Maria Fernanda explica que, por inibir uma das etapas da fabricação de pigmento, o uso tópico da vitamina C promove um leve efeito clareador da pele, o que faz dela um bom coadjuvante nos tratamentos de clareamento, apesar da sua ação ser menor do que a da hidroquinona (comumente usada para clarear a pele), com a vantagem de não trazer os efeitos colaterais associados ao uso da substância mais poderosa. E o benefício parece ser consenso entre os médicos. “A vitamina C melhora a distribuição dos melanócitos, células responsáveis pela pigmentação, e é uma boa alternativa para os pacientes que não toleram clareadores à base de hidroquinona”, reitera a dermatologista Mônica Aribi.
_________________________________________________________________
Benefícios da Vitamina E 

.

A vitamina E é muito importante para os praticantes de atividades físicas que tem um grande desgaste físico, pois com o seu uso, nos horários e com uma alimentação adequada, isso irá ajudar muito a manter a imunidade das células e a diminuir a perca de tecido muscular.
Esta vitamina é muito importante para ajudar contra o efeito do envelhecimento, com a idade, o sistema imunológico se torna menos eficiente no combate a micróbios e vírus. Parte deste declínio deve-se a baixos níveis de vitamina E na corrente sangüínea. Alguns estudos demonstraram melhoras nas respostas imunes em pessoas mais velhas que tomavam suplementos de vitamina E.
Outras funções também estão associadas ao consumo regular de Vitamina E:

·  Garante o bom funcionamento dos órgãos genitais do homem e da mulher.
·  Auxilia a fertilidade.
·  Garante o melhor aproveitamento dos alimentos.
·  Favorece o metabolismo muscular.
·  Previne danos à membrana celular.
·  Evita a peroxidação de ácidos graxos poliinsaturados que ocorrem em membranas por todo o corpo.
·  Regenera tecidos
·  Ajuda na circulação e aumenta os glóbulos vermelhos.
·  Importante para a pele, órgãos reprodutores e músculos.
·  Previne doenças cardiovasculares.
·  Desempenha um papel na capacidade que o corpo tem de processar a glicose.

O consumo diário recomendado é de 10.0mg e a falta deste nutriente pode ser prejudicial saúde, apesar de não apresentar muitos sintomas pode aparecer uma pigmentação acastanhada da pele, chamada de manchas da idade ou lipofuscina, mas somente um exame de sangue pode confirmar que os níveis de vitamina E estão muito baixos.
A deficiência pode provocar anemia hemolítica, um problema em que os glóbulos vermelhos são tão frágeis que se rompem.
E para finalizar, podemos encontrar esta vitamina em grande quantidade em óleo de girassol, avelãs, amêndoas, óleo de milho, óleo de soja, amendoins, margarina, azeite de oliva, gérmen de trigo e os vegetais de folhas verdes também são fontes de vitamina E
_________________________________________________________________
Precisando perder peso??

 

Precisa emagrecer e não sabe por onde começar?!
Comece calculando o seu indece de massa corporal,é uma medida do grau de obesidade de uma pessoa. Através do cálculo de IMC é possível saber se alguém está acima ou abaixo dos parâmetros ideais de peso para sua estatura. 
_________________________________________________________________
Iogurte para emagrecer
.

Iogurte para emagrecer é muito usado em qualquer dieta, mas o que muitas pessoas não sabem é que esquentar o iogurte ajuda a potencializar ainda mais sua ação no emagrecimento e ainda acaba com o intestino preso.
O iogurte é um dos alimentos mais nutritivos que exite, ele ajuda a melhorar a flora intestinal e assim contribui para a perda de peso.
Além disso ajuda a manter a saciedade por mais tempo e por ser um alimento rico em cálcio, mineral que age evitando o acúmulo de gordura nas células e induz a queima de calorias.
Para potencilaizar ainda mais os benefícios do iogurte, a dica é aquece-lo 20 segundos no microondas (tempo medio para 100ml de iogurte).
Isso faz com que seus nutrientes seja absorvidos mais rapidamente no processo digestivo, facilitando sua ação no organismo.
_________________________________________________________________
Maçã combate colesterol
                                                               *

Dicas de Maçã no combate colesterol
Maçã combate colesterol segundo um estudo norte-americano comer duas maçãs por dia ajuda a proteger a saúde cardiovascular, ao contribui para uma redução significativa nos níveis de colesterol no sangue.
A maçã é rica em fibras que preenchem o estômago e aumentam a sensação de saciedade, e pectina, substância que reduz a absorção de açúcar pelo organismo e auxilia no trabalho digestivo.
Um estudo norte-americano concluiu que comer duas maçãs por dia ajuda a proteger a saúde cardiovascular, ao contribui para uma redução significativa nos níveis de colesterol no sangue.
Em apenas três meses os voluntários diminuíram em média 16% os níveis de LDL o (mau colesterol) e em seis meses, a redução foi de até 24%. Mulheres na fase da menopausa são as principais beneficiadas.
_________________________________________________________________
Como deixar os cabelos com brilho
                                                               *

Dicas de Como deixar os cabelos com brilho
Como deixar os cabelos com brilho e muito fácil, entre tantas receitas caseiras que existem ensinamos uma das maneiras mais práticas e econômicas, com um ingrediente que todo mundo tem em casa, o óleo de oliva.
Para deixar os cabelos com brilho, macios e saudáveis, misture em seu shampoo convencional azeite de oliva. Ele ajuda a proteger os fios, controla o frizz e reduz o volume.
Para cada 500ml de shampoo adicione 50ml de azeite extra virgem. O azeite de oliva também pode ser aplicado diretamente nos cabelos, antes da lavagem tradicional.
O Azeite de Oliva promove nos cabelos um tratamento profundo, que alia proteção, hidratação e nutrição. O azeite de oliva é um excelente emoliente natural que proporciona maciez com vitalidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário